A retirada do globo ocular é sempre a última escolha, entretanto pode ser o tratamento mais indicados em condições como: tumores intra-oculares, traumas, olho cego doloroso.
Evisceração consiste na retirada do conteúdo interno do globo ocular. Enucleação é a retirada do globo ocular por completo. Em ambas as situações, é essencial que seja colocado algum implante para recuperar, ao máximo, o volume perdido. O adequado tratamento e a colocação do implante no mesmo tempo cirúrgico que a retirada do olho favorecem uma reabilitação funcional, emocional e cosmético do paciente. Cerca de 1 mês após a cirurgia é possível realizar a adaptação de prótese ocular ( “olho de vidro”).
Na Clínica Dra. Nathália Caiaffa realizamos desde o acompanhamento, indicação cirúrgica, cirurgia até a adaptação da prótese ocular e o seguimento do paciente ao longo da vida. Esse atendimento integral permite que o paciente, em uma única consulta, seja avaliado o olho saudável, a cavidade anoftálmica (cavidade sem olho) e a prótese ocular.